sábado, 7 de maio de 2011

Tecnologias na área de engenharia

Opções de softwares que facilitam a vida do engenheiro.


Adapt

A Adapt disponibiliza três softwares para o cálculo de estruturas protendidas.
O Builder Modeler é um modelador estrutural de pavimento inteiro, podendo incluir vigas, furos na laje, capitéis e outros detalhes. 
O modelo estrutural lançado pode ser visualizado em 3D e, a partir daí, são gerados os arquivos para processamento no Adapt-Pt ou no Adapt-Floor Pro.
O primeiro é uma ferramenta eficiente para a execução de projetos de vigas e lajes protendidas em uma ou duas direções. Utiliza o método dos pórticos equivalentes, que é o processo de cálculo adotado pela norma americana.
o Adapt-Floor pode modelar e calcular um pavimento inteiro, de concreto armado ou protendido, usando o método dos elementos finitos. Gera automaticamente a malha de elementos finitos do tipo casca, que pode ser editada ou gerada manualmente. 

CAD/TQS

Voltado para projetos estruturais de edificações tridimensionais de concreto armado e protendido, funciona em plataforma Windows. Inclui cálculo matricial espacial de solicitações, deslocamentos, dimensionamento, detalhamento e desenho de lajes, vigas, pilares, sapatas e blocos. As lajes podem ser convencionais, nervuradas ou planas. 


MCalc

Trata-se de um programa de geração/análise e dimensionamento de estruturas metálicas adequadas à realidade da construção metálica nacional. 
O programa é ágil e direto, dotado de recursos gráficos usados em todos os programas CAD com geração automática de uma série de estruturas pré-engenhadas com 42 tipos de perfis laminados, soldados ou dobrados e que usa as normas brasileiras de dimensionamento.



CypeCAD

É um software para projeto de estruturas de concreto armado ou estruturas mistas (concreto/aço) abrangendo desde a fundação até o reservatório elevado. Tem alto nível de automatização e efetua a análise estrutural e o dimensionamento do concreto armado (NB1-78 ou NB1-2000) ou de perfis metálicos. Faz detalhamento da fôrma e armadura e geram pranchas completas com tabelas de ferro, quantitativos de materiais e memória de cálculo. Além de pilares normais, calcula também pilares-parede, poços de elevador e caixas de escada por elementos finitos. 
Permite diversos tipos de vigas normais, invertidas, "T", rasas e treliçadas. As lajes podem ser planas, cogumelo, pré-fabricadas, alveolares e lajes inclinadas de rampas e escadas. Projeta reservatórios, piscinas e cortinas de concreto sujeitas à pressão hidrostática e empuxos de terra. As fundações incluem sapatas isoladas ou corridas, blocos sobre estacas, vigas baldrame, radiers, vigas de equilíbrio, cintas de amarração e muros tipo cortina.


SAP-2000

Introduzido no Brasil pela Multiplus, é fácil de usar e possui recursos de geração automática de modelos estruturais complexos e interface 3D com o AutoCAD. Pode-se visualizar o modelo em perspectivas cônicas com sombra e luz, causando a impressão de estrutura real, com recursos de animação fly-by e filmes AVI. Efetua diversos tipos de análise como: análise estática, dinâmica, time-history, análise espectral e análise não linear. Possui ampla biblioteca de elementos, abrangendo além de elementos de barras não prismáticas, elementos finitos de cascas espaciais, placas, chapas, sólidos tridimensionais, aximétricos e estados planos, elementos de gap e hook, além de elementos de barra.

MultAlvena

Usado para auxiliar no levantamento de cargas, cálculo, detalhamento e desenho de edificações com pilotis de concreto armado e estrutura de alvenaria de blocos (cerâmicos ou de concreto). O MultAlvena 2001 integra em um único sistema o cálculo de lajes, vigas, pilares, blocos sobre estacas, sapatas, cálculo e paginação completa das paredes da obra, plantas da primeira e segunda fiadas, edição dos desenhos e visualização em 3D. 

CAD/Alvest

Realiza o lançamento estrutural dos blocos em planta, cálculo de solicitações, dimensionamento, detalhamento e desenho de paredes para projetos de edifícios em alvenaria estrutural. Determina os valores das cargas verticais e horizontais em cada parede e para cada carregamento gerado. Identifica paredes estruturais e não estruturais, executa projeções com base no dimensionamento à compressão, flexão composta e cisalhamento, calcula tensões às cargas verticais, horizontais e envoltórias de fp para efeitos de compressão simples ou flexocompressão, entre outras funções.


Sistrut

O usuário poderá calcular uma única viga ou laje ou pilar sem ter que definir o prédio como um todo. Ao mesmo tempo, nas situações em que o cálculo de todo o edifício é o produto desejado, as integrações entre os programas fazem com que, uma vez definidos os painéis de lajes, sejam automaticamente gerados as vigas e pilares, com possibilidade de análise de estruturas aporticadas ou reticuladas. O módulo de lajes aceita painéis de qualquer formato, inclusive com aberturas e bordas livres, permitindo que sejam especificadas lajes maciças, pré-moldadas e nervuradas.

Site: www.sistrut.com.br
E-mail:
mailing@sistrut.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário